Parece que eu só viajo né, porque só paro pra escrever nesse blog sobre as minhas aventuras de viajante, mas não é bem assim, eu também estudo! E é sobre isso que eu vou falar hoje!
Dizem que no Brasil o ano só começa depois do carnaval. Aqui no Reino Unido o ano começa bem cedo, nas primeiras semanas de janeiro já tem aula da faculdade. É aí começa o meu "problema".
Como passei muito tempo viajando - 30 dias - perdi totalmente o ritmo da faculdade (OBS: AINDA NAO TERMINEI DE ESCREVER SOBRE A VIAGEM, MAS EM BREVE TERMINAREI!). Cheguei de viagem na madrugada de sábado pra domingo, então tive um dia pra descansar/lavar roupa/arrumar o quarto/decidir as matérias que cursar/voltar a vida de cozinheiro/etc. O ritmo da viagem era basicamente esse: acordar cedo (8am), visitar lugares interessantes da cidade, almoçar lá pelas 15/16pm, ir pro hostel descansar pra poder sair à noite. Isso cansa, porque tinha dia que eu chegava em casa umas 2-3am e saía no outro dias as 9-10am. Depois de trinta dias então, o cansaço estava acumuladíiiiiiiissimo! Tudo que eu queria era uns 5 dias de férias pra poder hibernar, mas agora era tarde, eu deveria ter pensado nisso antes de comprar as passagens! Mas ao mesmo tempo penso que valeu a pena, mesmo com o cansaço, eu aproveitei cada dia/hora/minuto dessa viagem!
A vida de viajante é muito boa: cada dia um lugar novo, não precisa de preocupar com cozinhar, quando dá fome é só entrar em um restaurante, não precisa se preocupar em lavar roupa (se tiver roupa suficiente, é claro! Mas se não tiver, compra nova igual eu fiz). A vida de quem faz intercâmbio em dias comuns é lavar roupa, cozinhar, deixar as coisas organizadas dentro do possível e também ESTUDAR!
E no que diz respeito a estudo, a Queen Mary University of London oferece uma estrutura muuuuuuito boa!
Pra começar, o campus onde estudo tem uma única biblioteca, mas é A BIBLIOTECA. Assim que você entra, tem umas telas mostrando um mapa com todos os computadores e cada computador aparece verde se estiver livre ou vermelho se estiver ocupado, isso facilita um tanto o uso do local. Além disso, as mesas de estudo tem tomada em cima, sim TOMADA, faz toda a diferença, porque, pelo menos aqui, todo mundo usa ou um notebook, ou un ipad ou um kindle, então tomada é essencial. Deu fome enquanto estuda? Tem um Café dentro da biblioteca que vende de tudo. Sofás e mesas pra estudo em grupo estão em todo o primeiro andar, enquanto que lugar para estudo individual fica no andar de cima. Quer alugar um livro? Tem uma maquina que você usa e pronto, pode sair com o livro pra casa. Quer devolver? Tem outra máquina que recolhe seu livro. Quer imprimir alguma coisa? Tem impressoras em várias áreas da biblioteca, é só passar seu cartão de identificação e, se você tiver crédito suficiente, a impressora vai imprimir. Acabou o crédito no cartão? Tem uma outra máquina que você usa pra recarrega-lo. Quer relaxar? Tem uma salinha pra meditar e/ou relaxar.
Biblioteca da Queen Mary |
Todas essas facilidades para estudar porque aqui se valoriza muito o estudo por conta própria. Por exemplo, em geral, minha carga horária de aulas aqui é cerca de metade da que eu tenho no Brasil. Mas em contra-partida tem muitos horários de monitoria, que o próprio professor e alguns ajudantes ficam a disposição pra te ajudar a resolver exercícios. Essas aulas de exercícios geralmente não valem nem nota nem presença e mesmo assim tem um numero considerável de alunos, que significa que o pessoal aqui estuda, mesmo sabendo que as provas são só daqui uns dois meses. Além disso tudo, ainda existem grupos de estudos onde os alunos veteranos ajudam os calouros nas matérias que eles tem dificuldade. E se não bastasse isso tudo, todo professor tem pelo menos uma hora por semana que ele para de fazer tudo só pra atender os alunos e ajudar os que forem buscar ajuda.
Por falar na aula, as salas de aula são muito bem equipadas. Praticamente toda sala tem um projetor multimedia, onde o professor pode projetar coisas do computador, ou então projetar o que ele escreve no papel em cima da mesa. Além disso tem microfone nas salas que cabem mais de 50 alunos e também tem o antigo quadro negro para os que gostam. Uma outra coisa fantástica é que algumas salas são preparadas pra gravar as aulas e elas rapidamente são disponibilizadas na internet. Entretanto ainda não são todas as salas que tem essa facilidade. Ah, tem umas aulas que são slides, mas invés de ser aquela aula chata de slides, elas são interativas: todos os alunos tem um controle, aí o professor, durante a aula dá um exercício pra resolver, então você resolve, descobre a alternativa certa, aperta o botão e pronto, as respostas aparecem em tempo real no slide enquanto os alunos estão respondendo, eeeeeita modernidade!!!
Se inglês não é sua primeira lingua, tem muitos, muitos cursos para aperfeiçoar todas as habilidades: fala, escrita, leitura e escuta. Isso tudo porque não existe um ponto que você fala "Pronto, agora sei tudo de inglês", sempre tem uma coisa nova pra aprender, como por exemplo, perder o sotaque de brasileiro, que é o que eu estou tentando fazer agora! Além disso, faço aulas de conversação, vocabulário, apresentação acadêmica, e aulas chatas, mas necessárias de gramática.
Pra divertir, não faltam opções! Três restaurantes um internacional, um italiano e um chinês, tem também o Drapers, que durante o dia é bar/restaurante e durante a noite é boate, quem tem festas boas às segundas e quartas. Tem também as sociedades, que são grupos de alunos que compartilham de um mesmo interesse. Por exemplo, tem sociedade de pessoas de um mesmo país/região, sociedade acadêmica (matemática, física, etc...), esportes, política, religiosa e outras como sociedade dos apreciadores de vinho, defensores de animais, dos que gostam de assar bolo, apreciadores de Harry Potter, dança e até de corrida de cavalo. Se você tá duvidando, clique aqui e confira! Atualmente estou na sociedade de matemática, dos que gostam de assar bolo e ainda quero entrar na de fotografia.
O que eu tinha pra falar sobre a minha universidade era isso, espero que tenham gostado. E por ultimo e não menos importante, a minha promessa: vou fazer o possível pra postar sobre a minha grande viagem de 30 dias por 9 países dessa Europa que eu tanto estou gostando! E por falar em viagem, isso vicia... já estou com bilhete comprado para o próximo dia 08/02. O destino? Segredo, depois eu conto pra onde eu to indo!
Abraços!
Sonho de biblioteca! Aproveite bastante esse tempo que Deus preparou pra você, ESTUDANDO e desbravando a Europa. Estou muito orgulhosa de você e com muita mais muita sauuudade.
ResponderExcluirAh! Quanto a próxima viagem, sei pra onde você vai, mas guardarei segredo. Hahaha. Bjs.
Adorei amigo, que lugar é esse? Nós brasileiros vivemos iludidos com nossas meras universidades que estão muito, mais muito distantes de tanta modernidade.
ResponderExcluirJá que a Dilma te ama tanto, você pode enviar pra ela o link do seu blog? De preferência exatamente desta postagem?! Hehee
Saudades um milhãaao! Beijoo!
Mayhh :D
Vou mandar pra Dilma sim pra ver se serve de exemplo!! Saudades!!!!!
ExcluirAmei o post, Tairone! Estava louca para saber mais sobre QMUL!
ResponderExcluirvocê sabe se els são muito exigentes com o CR das pessoas q eles aceitam? Sabe de dizer uma média mais ou menos da galera que tá aí? hahahahah
Beijos, obrigada!
-Roberta
Oi Roberta, a QMUL não é muuito exigente com o CR não. O meu por exemplo é por volta de 6. Ontem tivemos um encontro com os responsáveis por alunos internacionais da universidade e eles disseram que querem mais brasileiros aqui, então aplica pra cá!!!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCara, excelente blog! Só queria tirar uma dúvida: como é a acomodação aí da uni? Tentei ver nos grupos do facebook sobre a Queen Mary, mas ou eu não soube procurar ou realmente nao tem muita coisa sobre... (só achei um grupo específico para da QM mas até agora não me aceitaram -_- ) Mas entao! Seria demais pedir para vc dar uma explicada básica sobre como é a acomodação ai (como é o quarto, se é ensuite e etc etc..) Valeeeu e, de novo, excelente blog!
ResponderExcluirA maioria dos brasileiros moram em Ifor Evans e ce pode ver como é por dentro nesse link http://www.residences.qmul.ac.uk/college/qmaccommodation/mileend/21054.html
ExcluirA gente divide o flat com mais 5 pessoas, e compartilha 2 banheiros e cozinha.
Hmm entendi! Muito obrigado! E só mais uma coisa hahaha por acaso vc tem notícias ou conhece alguem que faz cursos ai da área da saúde (medicina, principalmente) que saberia me falar um pouco mais sobre como são os cursos da área ai na QM? (ps: até hj nao me aceitaram no grupo da QM lá no facebook, entao esta dificil saber mais sobre la... :| ) Brigadao ae!
ExcluirConheço uma menina que estuda Odonto aqui. Se quiser me mandar por email sei facebook eu posso pedir pra te adicionarem (adiciona o link do grupo também) magnotairone@outlook.com
ExcluirOk, valeu! Já mandei! (;
ExcluirEscrevi meu email errado! Estava destraido quando respondi. Na verdade é magnotairone@gmail.com e m_tairone@outlook.com. Desculpa! x.x
ExcluirIa falar isso agora, pq o e-mail nao pode ser enviado hahahaha Mas enfim, enviei para esses dois por precaução!
Excluir