segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Um mês

Já se passaram 32 dias desde que cheguei em Londres. Parece que foi ontem, mas ao mesmo tempo parece que já faz um ano! Resolvi escrever aqui embaixo minhas primeiras impressões sobre a cidade, então se liga:



Da cultura e da cidade

  • Tudo aqui funciona muito bem, tudo mesmo. A pontualidade britânica existe mesmo, praticamente tudo aqui começa e termina no horário planejado.
  • Se você vai comprar alguma coisa que é 1.99, vc vai receber 1 pence de troco!
  • Embora existam quase 300 estações de metrô aqui, é praticamente impossível se perder na cidade (desde que vc saiba para onde vc deve ir). O sistema de transporte público em geral é muito bem sinalizado e nas ruas existem vários mapas mostrando o que há na regiāo.
  • As ruas são muito limpas, é quase impossível encontrar um lixo no chão da cidade, se encontrar, provavelmente foi um turista. E um detalhe, Londres não figura na lista das cidades mais limpas da Europa não!
  • Falando em turista, isso é o que mais tem por aqui. Britânicos mesmo são minoria! Além disso, no bairro onde eu moro, vivem muitos imigrantes que sāo em sua maioria o oriente médio, então na rua só da as mulheres de burca, ou lenço na cabeça e os homens com um tipo de vestido branco, ou, as vezes, preto. Todo mundo vive muito bem aqui, todos se respeitam.
  • A educação das pessoas aqui é enorme: mesmo se vc pisar no pé de alguém, esse alguém vai te pedir desculpas. Nunca ouvi tantos "sorry" e "cheers" igual aqui. Só ontem que uma mulher invés de me pedir licença pra passar mandou logo um "get out the way". Fiquei bastante assustado, pois ela fugiu do padrāo londrino.
  • Por falar do povo daqui, eles são bem amigáveis e helpful. Qualquer coisinha que precisar, é só falar que rapidinho eles vāo ajudar!
  • Em Londres o povo se veste do jeito que quer mesmo! Não existe um padrão pra seguir, aqui se vê gente de todos os tipos e vestindo as roupas mais diferentes possíveis.
  • Em geral aqui faz frio, entre 13-17 graus em média. Quando se entra em algum lugar (em casa, sala de aula, loja, etc) você tem que tirar casaco, cachecol e tudo mais senão derrete de tanto calor! Tanto é que em restaurantes e boates sempre tem um lugar pra você deixar essas roupas (as vezes tem que pagar entre £1 e £2)

Da comida e bebida

  • Almoço não é a refeiçāo mais importante do dia, quem tem esse papel é o café da manhā. Já to tentando me acostumar a tomar o café britrânico, a final de contas, como diz o ditado inglês "When in Rome, do as the Romans do", já que tô no Reino Unido, bora viver like a Londoner! Na foto aqui em baixo tem o café: torradas, ovo, bacon, linguiça, cogumelos e feijão com molho de tomate levemente adocicado.
Full English Breakfast
  • A água potável nāo é nada boa, nem a mineral! Tem um gosto forte, é até difícil de explicar.
  • Tempero não tem gosto! Tudo muito insosso. Pra resolver isso, minha mãe mandou via sedex temperos do Brasil pra mim! Agora problema resolvido!
  • Ontem nos fizemos um almoço bem brasileiro: arroz, feijão e carne de boi! Foi impossível de achar farinha de mandioca pra fazer um feijão tropeiro, ai teve que ser feijão com linguiça e bacon, mas de qualquer forma, deu pra matar a saudade!

Da universidade

  • A estrutura da universidade é incrível! Sala de aulas são confortáveis.
  • As salas tem um projetor, onde o professor vai escrevendo num papel em cima da mesa dele, e é projetado no quadro. Assim não precisa de ter quadro negro na sala!
Sala de aula

  • A biblioteca é a perfeição. Tem uma televisão bem na entrada que mostra o mapa da biblioteca, com todas as mesas e cadeiras de estudo e de computador, e esse mapa mostra se cada lugar tá disponível ou ocupado, ou seja, você não precisa de chegar na biblioteca e procurar um lugar, basta olhar no mapa e ir direto pro lugar vazio!

Das crianças

  • Criança, só por ser criança já é uma graça! Agora imagina elas falando inglês! É bunitindimais! Dá vontade de pegar uma pra mim! Assim que der vou gravar uma e colocar aqui pra vocês verem!

Dos desafios

  • Olhar pro lado certo na hora de atravessar a rua: foi difícil pra acostumar com a mão inglesa! No início, eu via um carro virando no lado que pra nós é contra-mão e sempre me assustava, pensando "Esse motorista é doido, virando na contra-mão", mas aí depois eu via que o cara tava fazendo certo!
  • As moedas: uma dificuldade pra aprender o valor de cada uma! Ainda mais os números que são muito pequenos, então tem que chegar perto pra ver quanto vale a moeda. Agora já aprendi, mas nos primeiros dias, na hora de pagar alguma coisa demorada um tempão até contar as moedas todas!
Moedas da Libra

Pra terminar, Londres é uma cidade muito boa mesmo! Tudo funciona tão bem que nem da saudade do Brasil! Do Brasil mesmo, sinto saudades das pessoas e da comida.

Esses dias parei pra pensar e refletir: um mês já foi, agora faltam só onze. Já tá quase acabando! AIMEUDEUS os próximos meses não podem passar tão rápido igual esse!

Por enquanto,

Um comentário:

  1. Este é meu filhão, se sentindo um legitimo príncipe em sua cidade quase natal. kkkk

    ResponderExcluir