As férias de páscoa já estavam chegando e a ideia era fazer uma viagem diferente. Por que não um cruzeiro ALL INCLUSIVE que me levaria pra Itália, Grécia e Turquia? Depois da correria que foi o fim de semana em Paris e Bruxelas (link aqui), mal sabia eu o quanto eu relaxaria nos próximos dias.
Vida de estudante você sabe como é: economizar no dia-a-dia pra poder viajar nas férias. Fiz isso. Quando decidimos fazer o cruzeiro (eu e mais uns 10), dividimos as duplas e compramos o quarto mais barato, no interior do navio e sem nada de especial. Tudo bem, afinal de contas é um navio do mesmo jeito! A rota planejada era Roma, Olímpia, Atenas, Ismir, Istambul, Nápoles e Roma pra terminar.
Assim que chegamos no porto e vi o navio já fiquei surpreso com o tamanho da Jade (nome do cruzeiro): 294m de comprimento, 32m de altura, 15 andares, capacidade para 2224 passageiros e 1100 trabalhadores.
Surpreso com a Jade. |
Entramos no barco, recebi a chave do quarto, e segui pra lá. Abri a porta. Assustei. Olhei pro João (que dividiria o quarto comigo) e começamos a rir. "Isso é mentira", falei pro João. Mas não era! O motivo do susto? Veja a foto.
Quarto |
Cama, sofá, banheiro com banheira e uma varanda ENORME! Ja começamos bem a viagem. Pra melhorar, fomos pro restaurante. Fizemos o pedido (entrada, prato principal e sobremesa) e, antes mesmo da comida chegar, meu amigo Mateus fala: "vou sentir muita saudade quando esse cruzeiro acabar". Todos riram mas era a mais pura verdade: muito conforto, comida sem fim (inclusive uma máquina de sorvete expresso tipo mcdonalds disponível o tempo todo), um camareiro que organizava o quarto duas vezes por dia, piscina, sol, academia, shows, cassino, biblioteca e muito luxo: eu poderia passar muito mais do que fez dias nessa situação!
O quarto era pra duas pessoas, mas a quantidade de toalha era pra umas vinte: toalha de rosto, toalha para as mãos, toalha de banho, toalha disso, toalha daquilo, etc. Tanta toalha que o camareiro, todo fim de tarde, fazia arte com elas. |
Durante essa jornada, o fizemos 6 paradas em cidades diferentes, todas elas incríveis, vou escrever o que achei de mais interessante em cada uma delas a seguir.
- Olimpia (Grécia)
A cidade onde aconteciam os Jogos Olímpicos da Antiguidade. Só esse fato já é o bastante pra cidade ser interessante! (Clique no balãozinho branco no canto esquerdo pra ativar legenda nas fotos)
- Atenas (Grécia)
Cidade sensacional com muita história e monumentos incríveis! Alem disso, tive o MELHOR FROZEN YOGURT DA MINHA VIDA! Por fim, tudo era bem barato, se comparado com outras cidades européias.
- Izmir (Turquia)
Cidade pequena, sem muitas atrações turísticas, mas com uma culinária muito boa. Nesse momento já estávamos na Ásia, em um país com 99% da população se declarando islâmica. Portanto, o choque cultural estava pra começar: embora estava calor (em volta de 25C) ninguém usava bermuda, só nós OS TURISTAS desavisados. Isso fez com que todos os nativos olhassem pra gente, principalmente pras meninas, a ponto delas se sentirem bastante desconfortáveis.
- Istambul (Turquia)
Merecia um post só pra essa cidade. Vou tentar resumir o máximo aqui. Depois do trauma da bermuda em Izmir, todo mundo vestiu calça pra visitar Istambul. Pra começar, as lojas de doces eram sensacionais! Vontade de comer tudo! Os temperos também bem interessante, comprei alguns e uso-os aqui em Londres nos meus momentos de Chef!
Os turcos não são nada bom de negociar, pedi pedi e pedi desconto pra comprar os trem no mercado e não consegui. Com muito custo consegui um pouco de desconto na hora de comprar uma caneca pra minha coleção.
A quantidade de mesquitas na cidade é incontável. Todas bem grande e imponente.
Istambul é a única cidade do mundo que está na Ásia e Europa ao mesmo tempo, esse motivo é a inspiração para a próxima foto.
Olho ocidental de um lado e olho puxado do outro.
No fundo, a esquerda do rio pertence à Europa e a direita à Ásia
Pra terminar, mais um episódio de choque cultural, esse fortíssimo: entramos no tram, lotado, no horário de pico. Tinha um casal de doninhos lá no fundo (a dona, usando o véu islâmico, sentada e o velho de pé), eles estavam um pouco longe da porta. Chegou a hora de eles descerem. O homem se dirigiu rapidamente até a porta, que se abriu. O pessoal não tem o bom hábito de esperar os passageiros desembarcar antes de entrar no tram. O velho conseguiu sair e a dona vinha tentando se esquivar da multidão na sua frente no caminho até a porta. E nisso o cara esperando ela do lado de fora. Nada da velha conseguir sair. E eu só olhando a cena. Com pouco o tram faz o sinal de que vai fechar a porta. O cara entra novamente no tram. Nesse exato momento a dona chega na porta. Com uma cara fechada e de repressão, o marido olha pra mulher e ROSNA e murmura alguma coisa pra ela. Não entendo turco, mas pela reação e gestos dos passageiros do lado do velho, todos pareciam concordar com ele. Na próxima parada eles desceram. Fiquei discutindo com os brasileiros que estavam comigo e chegamos a conclusão de que aquela pobre doninha ia sofrer alguma consequencia por simplesmente não ter conseguido sair a tempo do trem. Que tipo de consequencia eu não sei, porque não conheço praticamente nada da cultura turca, mas a reação do marido me fez chegar a essa conclusão. Achei um absurdo. Depois observei que alguns casais, o homem caminhava na frente e atrás a mulher o seguia.
Agora as fotos:
- Nápoles (Itália)
A única coisa que eu lembro dessa cidade é a quantidade de cachorros (bem tratados) na rua e o metrô moderno e bem planejado dessa cidade, que tem um milhão de habitantes. A pizza foi inventada aqui. Mas com muita zica e Lei de Murphy, não de tempo de experimentar. Inacreditável, visitar a terra onde criaram a pizza e não comer. O motivo? Visitar a cidade vizinha Pompéu. Se valeu a pena? Não! Um grande arrependimento.
Olho ocidental de um lado e olho puxado do outro. No fundo, a esquerda do rio pertence à Europa e a direita à Ásia |
Agora as fotos:
Uma folgança sem fim! |
- Roma (Itália) e Cidade do Vaticano
Outra cidade que merecia um post inteiro só pra poder contar tudo, mas não o farei!
Estar na Itália significa comida boa demaaaaais! Pizza, nhoque, caneloni e o gelato, o sorvete italiano, que é o melhor sorvete do mundo! Ah que saudade dessa terra!
Estar na Itália significa comida boa demaaaaais! Pizza, nhoque, caneloni e o gelato, o sorvete italiano, que é o melhor sorvete do mundo! Ah que saudade dessa terra!
No mais, a cidade é uma caixinha de surpresas, toda esquina tem algum monumento ou construção importante. Essa é uma das minhas cidades preferidas! No dia que fomos ao Vaticano era domingo de ramos, então, invés de fazer a missa de dentro da igreja, o papa resolveu papear com o povo no meio da praça. Agora as fotos e o último GIF:
Brincando no túmulo alheio! |
Por hoje é só, em breve vou escrever sobre os sufocos, diversões e aventuras da viagem pela Russia, Estônia, Letônia e Polônia! Ah, já estava esquecendo: o título dessa postagem faz referencia tanto ao cruzeiro navio quanto ao Cruzeiro maior de Minas, campeão 2013 e atual líder do Brasileirão 2014 (13/07/14) #fechadoComOCruzeiro
------
Por fim fica as dicas para os meus amigos que estão/estarão na Europa em breve, FAÇAM um cruzeiro, as principais dicas estão aqui:
A época mais barata é no início da primavera (início da alta temporada) ou o fim do verão/início do outono; as temperaturas já estão mais agradáveis e as cidades não estão abarrotadas de turistas.
A empresa que eu fiz chama-se Norwegian Cruise Lines. Indico muito, pois o tratamento é muito bom, não foi tão caro quanto parece (basicamente o mesmo preço gasto em dez dias fazendo mochilão com estadia em hostel e mais gastos com alimentação).
Compre a cabine mais barata, mas deixe pra fazer checkin na ultima hora, por exemplo umas 20h antes da data de partida, pois a chance de ganhar um upgrade é bem grande (como aconteceu comigo).
Nunca faça nenhum tour oferecido pelo navio, eles são 10x mais caro que os oferecidos na saída do porto.
No próximo #agarradinhacomvocê. Kkkk
ResponderExcluir